BOM ANO

BOM ANO

02 janeiro, 2010



O BILHETE POSTAL

Embora a existência oficial do primeiro postal, posto a circular na Àustria, date de 1 de Outubro de1869, o seu aparecimento deu-se no ano de 1856. Este pequeno rectângulo veio facilitar muito a comunicação escrita pelo que a sua aceitação e difusão por todo o Mundo foi muito rápida . Em todos os Países Europeus e Estados Unidos e mesmo Oceânia e Países Africanos,.começaram a produzir grandes quantidades de postais. Rápidamente foi também aproveitado, pelo facto de se tornar um meio de difusão de enorme visibilidade como um excelente meio de publicidade. Aparece o postal ilustrado que atinge o auge no dobrar do Séc.XIX-XX, especialmente aquando da Exposição Universal de Paris em 1900. Milhões de postais foram produzidos e coleccionados, devido há sua beleza. A loucura, assim se pode dizer, durou até á Primeira Guerra Mundial. Numerosos e famosos Artistas, Pintores, Fotógrafos, etc. deixaram o seu nome ligado á ilustração de postais . Os temas eram os mais variados dependendo do fim a que se destinavam para além da própria mensagem escrita que transmitiam.

A imagem feminina, elegante, com vestidos vaporosos, gestos e atitudes cheias de beleza, volúpia e sensualidade são temas do mundo do postal no início do Século XX. O seu declínio dá-se com a Primeira Guerra mundial, embora até hoje seja um meio de comunicação muito utilizado e um tema de coleccionismo espalhado por todo o Mundo





XAVIER SAGER


A ARTE É SENTIDA E VIVIDA PELO SEU CRIADOR.

OS OUTROS APRECIAM-NA, SENTEM-NA E GOSTAM OU NÃO.


TRÊS ARTISTAS

ALPHONSE MUCHA, RAPHAEL KIRCHNER, XAVIER SAGER


Ao elaborar este BLOG,senti e vivi aquilo que estava a produzir e, como aprecio e gosto destes três artistas, utilizei este critério de escolha.

Se tiver paciência e disposição, farei mais catálogos dos cerca de 2000 postais de ilustradores que possuo e fazem parte da minha colecção. Uns mais célebres e mais ou menos apreciados que outros será, no entanto, uma forma de, de quando em vez, ao passar os dedos pelas suas folhas, trazer á memória aqueles que, como eu, se dedicaram ao seu coleccionismo.



XAVIER SAGER




SAGER, XAVIER , ( 1870 -1930 ? ) , AUSTRIA , FRANÇA (?)

Artista enigmático, do qual, apesar de ter mais de 3000 postais, pouco se sabe da sua vida. Foi para os Estados Unidos no início do Século XX e morreu em Nova York em 1930(?). Foi pintor e ilustrador.Ou serão dois artistas? Copiou ou foi imitado por outros na ilustração dos seus postais ? Tem quadros com vários tipos de paisagens. Diz-se que a mulher pintava e ele, muitas vezes, só assinava? Muitas perguntas sem resposta. Usou vários pseudónimos, entre eles Leger e Salt. Contemporâneo de Charles Nailod e G. Mouton que imitaram o seu estilo de linhas simples e fluídas salpicadas muitas vezes de um certo erotismo, ilustrou a vida social Parisiense com as suas modas, costumes e vida nocturna das mulheres. Criou um estilo de caricatura, sobretudo na moda e penteados da mulher. Também tem muitos postais humorísticos sobre médicos cirurgiões e padres.

A pergunta permanece. É um ou são dois Xavier Sager ? — O pintor e o ilustrador ?.

1 comentário:

  1. Hola, Más postales de Xavier Sager:
    http://perso.wanadoo.es/xsager/_portada.htm

    ResponderEliminar